quarta-feira, 9 de maio de 2007

Bate-papo

Os hatchs ganham força
Entre o final de 2005, até o começo deste ano, o mercado de automóveis brasileiro passou por uma invasão de sedãs.
Tudo começou em outubro de 2005, com a chegada do Novo Vectra, depois foi a vez do Accord, Novo Mégane, Ford Fusion, New Civic, Toyota Camry, VW Jetta, apesar de menor, o Prisma, Civic Si, Nissan Sentra, sei lá se esqueci algum, mas enfim..., o segmento que estava quase esquecido e tinha o Civic e Corolla como opções, passou a ser um dos mais disputados do mercado.

Agora as notícias que chegam mostram que as fabricantes concentram seus esforços nas versões hatch. Isso porque, desde o ano passado, a Nissan já anunciou a chegada do Tiida. A VW colocou no mercado o Novo Golf. Na Fiat, o Palio foi revigorado, e ganhou novo visual. A Ford equipou o Focus com motor 1.6 Flex, certo que ele tem as duas opções em carroceria, mas a preferida dos consumidores é a hatch. Pelos lados da GM, ainda sem confirmação, uma das novidades do segundo semestre, já era especulada no lançamento do Prisma, em outubro do ano passado: o propulsor 1.4 Econo.Flex, equipará o Corsa Hatch, e ainda a chegada do Vectra Hatch.
A Peugeot, em uma atitude ousada, equipou o 206 com transmissão automática, e ainda falta saber qual será a carroceria do novo modelo de entrada da Ford, o qual deve chegar até o final deste ano, ou começo do próximo.

As fabricantes de veículos, não decidem que carro lançar do dia para a noite. Os investimentos são feitos após longos períodos de estudos, pesquisas e testes. E se elas promovem tantos lançamentos, pode ter certeza que o mercado tem condições de absorver.
A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos) prevê crescimento de 14,5% neste ano, o que serve só para confirmar o bom momento da indústria.

Isso é ótimo para todos os envolvidos, pois gera empregos, arrecadação de impostos, investimentos em pesquisas, qualificação de mão de obra, entre tantos outros benefícios.
E o maior beneficiado é o consumidor, pois tem variedade em opções de preço e qualidade. Ganha, quem atende melhor!
Esta semana, o Auto Agora está com informações bem variadas, e ainda dois lançamentos: Freelander 2 e Focus 1.6 Flex

Velas, filtros e alternadores dos carros da Stock Car, são fornecidos pela Bosch

Vem aí, a oitava edição do Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia

Programa Carro Limpo Primo Rossi destina 2.712 mudas nativas da Mata Atlântica para plantio

Stetsom lança Amplificadores sem transformadores

Kangoo, agora é equipada com propulsor 1.6 16V Hi-Flex

206 1.6 Flex ganha câmbio automático

A Motor-Z, responsável pela primeira linha de scooters elétricas do mercado nacional, chega a marca de 19 revendedores no Brasil

Em Lançamentos, o Freelander 2, mostrado para a imprensa em Recife, e o Ford Focus 1.6 Flex.

Ainda, para acomodar tri gêmeos, só mesmo uma Zafira. Histórico da minivan, impressões ao dirigir e a opinião de quem usa o carro.

Edison Ragassi

ragassi@gmail.com

Nenhum comentário: