quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Especial: Não esqueça da revisão no feriadão

Vem aí mais um feriadão, e tem muita gente que vai aproveitar do dia 15/11 até dia 20/11, por isso vale lembrar que: antes de sair para uma viagem é necessário fazer revisão geral no veículo.
Quem esqueceu, ou não sabe, aproveite as dicas enviadas pela Paula Cardoso, da CDI Comunicação, que presta assessoria para a DPaschoal.
Manutenção preventiva evita dores de cabeça
Para evitar surpresas no feriado, alguns cuidados são fundamentais como checar o funcionamento de lâmpadas de sinalização e manter o veículo balanceado
Com a proximidade do feriado da Proclamação da República, dia 15 de novembro, muitos brasileiros programam para passar alguns dias de descanso longe de casa. Nessa hora, a última coisa que o motorista tem em mente é perder tempo com consertos nos automóveis em borracharias ou oficinas mecânicas. Por isso, a primeira coisa a ser feita é a manutenção preventiva.
Segundo Ricardo Lima, gerente de Serviços da DPaschoal, nesse período aumenta a incidência de atendimentos a problemas como pneus em más condições de uso e óleo vencido, que poderiam ser prevenidos com a manutenção preventiva. "Pode não parecer, mas um veículo é muito demandado por uma viagem. Peças próximas do ponto de fadiga podem não resistir", explica.
Para evitar surpresas, alguns cuidados simples são fundamentais:
Calibrar todos os pneus, inclusive o estepe, pois mesmo com boas condições de piso, o calor provocado pelo atrito, somado ao sobrepeso da bagagem, pode murchar os pneus. Nos casos de viagem com o veículo carregado, a calibragem deve ser feita com a carga total indicada no manual do proprietário.
· Verificar se os itens de segurança (chave de rodas, macaco e triângulo) estão no veículo e com condições de uso. Problemas com essas peças podem transformar um simples pneu furado em uma longa espera por ajuda.
· Checar o funcionamento de lâmpadas de sinalização dianteiras e traseiras é também uma boa medida para minimizar as chances de acidentes.
· Como o motor é muito demandado em uma longa viagem, deve-se conferir o radiador, para checar se o nível da água está de acordo com as recomendações do fabricante. Aquecimento de motor é uma ocorrência de grande probabilidade em viagens.
· Manter o carro balanceado e alinhado é fundamental para viajar com tranqüilidade. A suspensão também pode ser avaliada. O carro em alta velocidade pode perder a estabilidade se não estiver em ordem.
É muito importante também verificar o nível do óleo no motor. Sob condições demandantes, como uma viagem, a falta de óleo pode provocar danos nos pistões. Em condições extremas, o motor chega a fundir.
Mais informações podem ser obtidas no site
www.dpaschoal.com.br ou através da Central de Relacionamento DPaschoal: 0800 70 PNEUS.

Nenhum comentário: