terça-feira, 25 de novembro de 2008

Lançamentos: Troller de cara nova

Jipe T4 chega renovado, é o primeiro modelo desenvolvido depois que a montadora passou a integrar o guarda-chuva Ford

Em 1997 começou a fabricação no Ceará do jipe Troller, um veículo robusto feito para quem gosta de aventurar-se no fora de estrada.
O modelo conquistou seguidores em todas as partes do Brasil, e guarda entre seus trunfos, o titulo de Campeão Mundial de Rally na categoria T 3.2 Diesel.
No inicio do ano passado, a empresa foi adquirida pela Ford Motor Company do Brasil, a qual investiu para tornar a nova unidade de negócios mais competitiva.
O resultado deste primeiro ano de trabalho foi mostrado para a imprensa especializada de todo o Brasil na cidade de Atibaia (SP), no último dia 19/11.
Trata-se do T4 2009, o qual ganhou novo visual e padrão de acabamento. Ele foi totalmente reestilizado na dianteira, aconteceu mudança do conjunto ótico e incorporação de pára-brisa com vidro curvo, para eliminar reflexos. Foi projetada uma nova grade, que é removível para facilitar a manutenção. Os pára-choques exibem apliques e as lanternas traseiras têm lentes brancas. A capota rígida continua removível, mas ficou mais leve o que facilita a remoção.


Mudanças também no interior, que foi dimensionado para atender a característica de uso off-road, mas com bom padrão de conforto e ergonomia. Também ganhou um novo painel, volante, os comandos dos vidros elétricos e painéis de portas foram especialmente projetados para o Troller.
A linha de produção recebeu investimentos para ser mais ágil e dinâmica, antes a capacidade era de cinco veículos por dia e agora é possível atingir seis e meio.

Estas mudanças fizeram com que novos fornecedores fossem homologados, inclusive para os que não trabalhavam com a Ford.
O motor permanece o 3.0 L MWM International, diesel com turbo intercooler e injeção eletrônica “common rail”. Este propulsor desenvolve a potência de 163 cv (a 3.800 rpm). O sistema de tração oferece as opções 4x4, 4x4 reduzida ou somente traseira (4x2), com acionamento eletrônico por meio de um seletor no painel.


O diferencial traseiro autoblocante é outro recurso que aumenta a capacidade de tração para compensar as diferenças de rotação das rodas esquerda e direita, durante curvas ou manobras. Quando uma das rodas perde aderência, ele anula essa função e distribui o torque igualmente para as duas rodas.
Existe aproximadamente uma frota de 7.000 Trollers circulando no País, os quais necessitam de manutenção, por isso está no planejamento intensificar as ações no pós-vendas.

Nenhum comentário: