terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Agenda de cursos AEA

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva – AEA divulga a agenda de cursos para o 1º semestre de 2010. A entidade oferece cursos que atribuem valores aos profissionais do setor automotivo, ao promover intercâmbio de informações entre os participantes. Os cursos serão realizados na UNIP – Universidade Paulista, à Rua Dr. Bacelar, 1212 – Vl. Clementino, em São Paulo, com carga horária de 16 horas cada curso. Os dois primeiros cursos no mês de março abordam “Desgaste, Atritos e Lubrificação”, a ser ministrado por Marcos Batista Garcia, mestre em Ciências e Tecnologia de Materiais Nucleares do IPEN – Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares, com experiência de cerca de 20 anos de atuação na área, nos dias 4 e 5. O objetivo do curso é apresentar fundamentos importantes, técnicas e considerações práticas, seleção e utilização de vários tipos de regimes de lubrificação por meio de análises dos mecanismos de desgaste básicos. O segundo curso  do mês, nos dias 18 e 19, é o de Motores a Diesel, com o professor Pedro Paulo Gonçalves, que possui vasta experiência em indústrias automobilísticas, pós-graduado em Administração Industrial pela USP, graduado em Engenharia  Mecânica Industrial/ Tecnologia Mecânica de Projetos pela UBC  -Universidade Braz Cubas e UNESP- Universidade Estadual Paulista.
No mês de abril serão realizados mais dois cursos: “Rede CAN”,  ministrado  por  Roberto Pinto de Oliveira, formado em Engenharia Eletrônica na FEI -Faculdade de Engenharia Industrial. O curso apresenta  informações gerais sobre tecnologia  de  rede CAN, nos dias 8 e 9. O segundo curso do mês, nos dias 22 e 24, o tema aborda “Freios”, com o professor Moacir Fugita Shigeru, atualmente no curso de pós-graduação em Mecânica Automobilística do IECAT - Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas e com reconhecida experiência na indústria automobilística, na área de freios, pois trabalhou 33 anos na GM. O curso busca fornecer informações abrangentes do funcionamento dos componentes do sistema de freios.
Em maio, a entidade traz o curso “Dinâmica Veicular”, nos dias 6 e 7, com o professor João Franco, formado em Engenharia Automobilística e Produção, da FEI -Faculdade de Engenharia Industrial,  pós-graduado em Administração de Empresas FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, também com larga experiência em montadoras e indústrias de autopeças. Hoje é consultor independente. O curso é focado para profissionais graduados interessados na especialização técnica para atuar nas empresas dos setores automotivo, de autopeças e correlatos. O último curso da programação é “Conformação Mecânica”, nos dias 20 e 21, com os professores Renato Teixeira Vargas, doutor em Engenharia Mecânica pela Politécnica da USP  e professor doutor Ronald Lesley Plaut, engenheiro metalurgista, M. Met,. Ph.D,. Livre-Docente e trabalha no depto. de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da EPUSP- Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O curso  é  para  profissionais do setor metalúrgico envolvidos diretamente no cálculo estrutural de diversos componentes metálicos.
Para finalizar a programação do semestre da AEA, no mês de junho a entidade traz o curso “Análise de Falhas com Ênfase em Confiabilidade”, nos dias 10 e 11, com o professor Marcos Batista Garcia, destinado aos profissionais da área que atuam em análise do ciclo de vida, qualidade, processo de desenvolvimento e assistência técnica. O curso vai promover uma análise dos mecanismos e origem de falha ao longo do ciclo de vida do sistema e determinando a causa raiz e prevenção de reincidência. Nos dias 24 e 25, o curso de “Motores de Combustão Interna – Módulo I”, com o professor Paulo Sérgio Germano Carvalho, doutor em Engenharia Mecânica (Área Térmica-Fluídica) pela Escola Politécnica da Universidade São Paulo. O objetivo do curso é passar informações. Práticas e teóricas  adequadas sobre motores de combustão interna para funções e aplicação requerida.
Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (11) 5575-9043, ramal 18, ou no site www.aea.org.br. As inscrições devem ser feitas diretamente por meio e.mail jacqueline@aea.org.br.

Nenhum comentário: