segunda-feira, 29 de março de 2010

GP da Austrália: Essa foi boa!

Pódio_149250 Ultrapassagens, pegas fantásticos, Rubens Barrichello marca pontos e Felipe Massa chega na frente de Fernando Alonso, o GP da Austrália surpreendeu
Quando a chuva chega, minutos antes da largada de um GP de F-1, pode acreditar, vem emoção pela frente. Assim foi no circuito de Melbourne na Austrália. A pole position ficou com o alemão Sebastian Vettel (Red Bull), Mark Webber (Red Bull) em segundo, Fernando Alonso (Ferrari) em terceiro e Jenson Button (McLaren) na quarta posição.Fernando Alonso (ESP) Ferrari F10 recovers.
Formula One World Championship, Rd 2, Australian Grand Prix, Race, Albert Park, Melbourne, Australia, Sunday 28 March 2010.
O brasileiro Felipe Massa brigou com o carro o tempo todo e só conseguiu a quinta posição. Rubens Barrichello (Williams) foi até onde o monoposto permitiu, ou seja, a oitava posição e Lucas di Grassi (Virgin) marcou o 22º tempo com o compatriota Bruno Senna (HRT) em 23º.
Na largada, a água que veio do céu, tratou de embolar as coisas. Massa pulou para a segunda posição, Button bateu na Ferrari de Alonso, que por sua vez acertou em Michael Schumacher (Mercedes GP). Mas não foi só isso. Soltou a asa do carro de Kamui Kobayashi (Sauber), ele atingiu Sebastien Buemi (Toro Rosso) e Nico Hulkenberg (Williams). Então não teve jeito, safty car na pista.
E aí valeu o instinto de campeão de Button. O inglês trocou os pneus de chuva pelos lisos, antes do que todos e caiu para a última posição, mas quando o pelotão da frente, puxados por Massa entraram no box, o atual campeão figurava entre os primeiros. Vettel_149276
Na parada, a Ferrari perdeu muito tempo e mandou Massa de volta na quinta colocação, aí a surpresa, Robert Kubica (Renault), chegou ao pelotão da frente, de onde não saiu mais.
Lá atrás, Lewis Hamilton (McLaren) que saiu na 11ª posição, e Alonso deram show. Recuperavam as posições na pista, com ultrapassagens usadas. Hamilton encontrou dificuldades para passar Webber, este por sua vez, foi pra cima de Massa, passou e trouxe o inglês da McLaren junto. Abusado, Lewis aproveitou a manobra para tentar conquistar a posição do australiano, mas os dois se tocaram e Felipe levou a melhor.Robert Kubica (POL) Renault R30 leads Lewis Hamilton (GBR) McLaren MP4/25 
Formula One World Championship, Rd 2, Australian Grand Prix, Race, Albert Park, Melbourne, Australia, Sunday 28 March 2010.
E como não poderia faltar, o inusitado aconteceu. Vettel que liderou a corrida por 26 voltas, inexplicavelmente, passou direto em uma curva e parou na brita, deixando a primeira posição para Button. Depois, o piloto da RBR disseque os freios travaram.
A escalada de Alonso parou quando ele chegou no companheiro Massa, e no final, outra disputa entre Webber e Hamilton e novo toque. O inglês conseguiu se manter na pista, e terminou na sexta colocação, já o australiano teve que trocar o bico do carro e foi só o nono colocado.
Assim Button conquistou a primeira vitória da temporada, Kubica foi o segundo e Massa o terceiro. Alonso chegou na quarta colocação, Nico Rosberg (Mercedes) em quinto, sexta posição para Lewis Hamilton, Vitantonio Liuzzi (Force India), terminou em sétimo, Rubens Barrichello manteve a oitava colocação, enquanto que Mark Webber foi o nono e Michael Schumacher o décimo. Os brasileiros Lucas di Barrichello_96359_121117_jfg6412[1]Grassi e Bruno Senna, não terminaram a prova e sofrem com carros que precisam evoluir.
Massa conseguiu se impor perante Alonso, e Barrichello ainda é o melhor acertador de carros da atualidade. Colocou a Williams na zona de pontuação em suas duas participações, e pode ter certeza, se o motor Cosworth melhorar um pouquinho, ele vai pra frente.    
O campeonato é liderado por Fernando Alonso que soma 37 pontos, Massa tem 33 e Button 31. A próxima etapa será na quente Malásia dia 04 de abril.
Rapidinhas                  
Massa comemora
Nas temporadas passadas, Felipe Massa não teve bons resultados nas duas primeiras provas, este ano começou melhor e subiu ao pódio nas duas corridas, o que lhe garante a vice-liderança da competição. "Não foi a melhor corrida, a saída foi boa, mas perdemos posições na parada. Porém é fantástico começar com um segundo e terceiro lugar”. 
Errei!
Na Austrália Mark Webber correu em casa e fez de tudo para proporcionar emoções fortes aos torcedores. No final tocou em Hamilton, o que fez os dois perderem posições. Para a BBC, o herói local declarou: “Foi um erro, eu lutava pela posição, mas o carro de Lewis tinha muita velocidade na reta, quando tentei a ultrapassagem, nos tocamos, assim são as corridas”.
Hamilton culpou a estratégia
Campeão em 2008, Lewis Hamilton começou a temporada com tudo, afinal tem outro campeão (Button) como sombra. O inglês disse à imprensa que fez a melhor corrida de sua vida, porém, a equipe falhou. "Estou contente com o trabalho, me esforcei ao máximo, a equipe também fez um grande trabalho, mas a estratégia não foi correta”.

Nenhum comentário: