segunda-feira, 11 de abril de 2011

Aceleradas: O GP da Malásia foi um pouco melhor

173449Vettel conquista outra vitória de ponta a ponta, mas no pelotão de trás sobraram disputas, brigas e ultrapassagens
Por: Edison Ragassi

No Circuito de Sepang o alemão Sebastian Vettel (Red Bull), não deu bola pra concorrência. Com todo calor do sabadão, ele cravou a melhor marca e conquistou o direito de largar na pole. Quem parecia que poderia desbancar o alemão, o inglês Lewis Hamilton (McLaren), fez uma corrida ousada, andou forte, e não conseguiu sequer aproximar-se do vencedor. Mas não foi por isso que ele não proporcionou emoção.

173580

Faltando 10 voltas para o final, o espanhol Fernando Alonso (Ferrari) foi pra cima do inglês da McLaren, os dois ficaram lado a lado, Hamilton defendeu-se e os dois tocaram-se. Alonso perdeu parte do bico e precisou ir pra box. O mesmo fez Hamilton, mas para trocar pneus. No final a direção da prova considerou abusiva a tentativa de ultrapassagem e defesa, e os dois foram penalizados, somaram 20 segundos ao tempo final. O inglês foi punido por fazer mais de uma mudança de direção e o espanhol recebeu a mesma penalidade por causar uma batida.
O interessante é que os dirigentes todo ano mudam as regras para promover mais ultrapassagens. Quando acontecem as disputas, eles punem os pilotos. Você entende isso? Eu não!

173581

Quem ameaçou fazer uma ótima corrida foi o brasileiro Felipe Massa (Ferrari). Largou bem ganhou a posição de Alonso e imprimiu bom ritmo, até a primeira parada, quando a equipe fez uma lambança e o Massinha caiu para a nona posição.
Com as várias mudanças proporcionadas pelo desgaste dos pneus, o brasileiro terminou na quinta colocação e o espanhol em sexto. É claro que na última volta Alonso tentou impor sua condição de primeiro piloto, mas não deu tempo.

173420

Quem surpreendeu foi o alemão Nick Heidfeld (Renault-Lotus) ao chegar em terceiro lugar. Aliás, o outro piloto do time, o russo Vitaly Petrov também vinha bem desde a largada, mas um acidente bizzaro fez com que ele abandonasse. Petrov saiu da pista, o carro bateu com o fundo em uma zebra, a barra de direção quebrou e o piloto ficou sem o volante.

173416

E o inglês Jenson Button (McLaren) nem tão badalado, fez uma corrida corretíssima, o que lhe deu a segunda posição. Mark Webber (Red Bull), apesar de ter também o melhor carro da temporada, chegou na quarta colocação.  Segundo divulgado depois da prova, os dois pilotos do time tiveram problemas com o Kers, a engenhoca que recupera energia cinética e transforma em potência.

173471Ainda marcaram pontos, na sétima posição o japonês Kamui Kobayashi (Sauber), depois da punição Lewis Hamilton ficou em oitavo, na nona colocação chegou Michael Schumacher (Mercedes) e Paul Di Resta (Force India) foi o décimo.
Rubens Barrichello (Williams) abandonou depois de as marchas de seu carro parar de funcionar.

A próxima etapa será disputada dia 17 de abril, em Xangai, o GP da China. A largada esta prevista para as 4 horas (horário de Brasília).
E ai fica a dúvida, quem conseguirá deter Vettel? Por enquanto, ninguém.
Alguma resistência deve aparecer só nas etapas européias, quando as equipes promoverão mudanças em seus carros.

Rapidinhas
Perdeu o pódio

Depois da corrida, o brasileiro Felipe Massa afirmou que seu trem de corrida era muito forte. Se não fosse a falha da equipe no box, ele teria brigado pelo menos pela terceira colocação. O que ele não fala é se Alonso deixaria o brasileiro conquistar tão bom resultado.

Vamos melhorar
Comedido, o inglês Jenson Button ficou satisfeito com o segundo lugar na Malásia e acredita em vitória na próxima prova. "A equipe deve sentir-se muito encorajada porque temos um pacote bem forte. Eu não acho que nós estamos usando o melhor dele ainda, mas espero que iremos usar na China, e que Lewis e eu façamos uma grande corrida", afirmou, apostando que a McLaren ainda vai evoluir.

Que felicidade!
Depois da prova Vettel era só sorriso e tentou ser humilde. "Estou muito satisfeito com o resultado de hoje. Eu amo o que faço e não acho que eu poderia estar mais feliz nesta fase. Foi bem perto, por isso precisamos manter a calma e continuar lutando, mas os caras sabem que este é o caminho a seguir, por isso não estou preocupado”. Declarou o alemão que já soma duas vitórias em 2011.
A charge do Odayr
Odayr Baptista, o titular da Rádio Camanducaia, mandou sua criativa charge que representa o GP Malaio.

Malasia1Acompanhe o trabalho deste artista que está marcado na história do rádio brasileiro no:
www.radiocamanducaia.com.br/blog

Nenhum comentário: