sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Fiat amplia participação na Chrysler

 
fiatchrysler-logo-2

A participação da Fiat SpA no capital da Chrysler Group LLC foi  ampliada hoje de 53,5% para 58,5%. Isso porque a terceira e última  cláusula de performance pactada foi alcançada.

Segundo o Acordo  Operacional que, em junho de 2009, estabeleceu os termos de cooperação  entre as duas fabricantes de veículos, cada cláusula de performance atendida equivale a  uma participação de 5% no capital da companhia norte-americana.

O último compromisso da Fiat SpA assumido junto ao Departamento  do Tesouro dos Estados Unidos previa o desenvolvimento de um veículo com  motor econômico e eficiente, capaz de percorrer 40 milhas por galão de  gasolina (17 quilômetros por litro de combustível), a ser produzido nos  Estados Unidos.

A meta foi alcançada em dezembro, quando a Chrysler  Group confirmou esta marca de consumo em testes realizados com o Dodge  Dart, seu novo sedan quatro portas. O veículo será apresentado ao  público no próximo dia 9, no North American International Auto Show  (NAIAS), o Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos.

Assim, a Fiat SpA passa a deter 58,5% do capital da Chrysler  Group, enquanto os 41,5% restantes pertencem à UAW Veba, o fundo de  pensão dos trabalhadores da empresa norte-americana.

No Brasil, o primeiro veículo fruto desta parceria que está sendo cmercializado é o Freemont (derivado do Journey)  e o segundo é o Fiat 500, agora fabricado na unidade mexicana da fabricante americana.

Nenhum comentário: