sábado, 1 de dezembro de 2012

Comparativo: Peugeot 308/ Chevrolet Cruze Sport 6

IMG_8971IMG_9769

Peugeot e Chevrolet lançaram este ano hatchs médios voltados a um público formador de opinião, o 308 e o Cruze Sport6 usam design moderno e motores potentes

Por: Edison Ragassi    Fotos: DivulgaçãoEstúdio Prána

Em fevereiro, a Peugeot lançou o hatch médio o 308, o qual veio para substituir o 307. Seu design segue as linhas do crossover 3008, a frente é marcada pelos grandes faróis e a grande grade frontal.

IMG_8978 

Na lateral, vincos cortam o carro das lanternas traseiras até os para-lamas dianteiros, a grande área envidraçada chama a atenção.

IMG_8975

A traseira usa vidro côncavo, ele contrasta com a tampa do porta-malas, ao centro o Leão símbolo da marca e as lanternas invadem as laterais.

Em abril, a Chevrolet passou a comercializar no mercado nacional o Cruze Hatch. O carro é fabricado na mesma arquitetura do sedã e foi batizado como Chevrolet Cruze Sport6, para reforçar a esportividade do modelo e o câmbio de seis velocidades.

IMG_9746

Comparado ao sedã, o visual dianteiro do hatchback ganhou detalhes cromados em volta dos faróis de neblina e um novo desenho na parte baixa do para-choque.

IMG_9739

Ao observar as laterais, a curvatura do teto se estende desde o para-brisa até os pilares traseiros.

IMG_9745

A traseira da versão hatch é 9 centímetros menor que a do sedã, tem grandes lanternas com duas formas circulares niveladas a superfície da carroceria e o vidro inclinado.

IMG_8983

O 308 fabricado na Argentina tem comprimento de 4.276 mm, largura de 1.815 mm e distancia entre os eixos de 2.608 mm. A capacidade volumétrica do porta-malas é de 430 litros.

IMG_8996

Já o novo hatch da Chevrolet é produzido em São Caetano do Sul (SP), seu comprimento é de 4.510 mm, com distância entre- eixos de 2.685 mm e a largura total é de 2.098 mm. O cofre traseiro pode receber até 402 litros.

IMG_9786

O 308 usa na dianteira suspensão independente pseudo McPherson, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados. Na traseira, as rodas são independentes, com travessa deformável e o mesmo tipo de amortecedor da dianteira.

No Cruze Sport6 a suspensão dianteira também é independente, tipo McPherson, com molas helicoidais de carga lateral. Os amortecedores são telescópicos hidráulicos pressurizados a gás. E na traseira, sistema semi-independente com dois braços de controle, os amortecedores são do mesmo tipo dos utilizados na dianteira.

IMG_9002Novo Cruze hatch interior

O sistema de direção do hatch Peugeot tem assistência eletro-hidráulica, enquanto que o modelo Chevrolet usa direção elétrica. Ambos os hatchs usam freio a disco nas quatro rodas.

A versão topo de linha do 308 é a Feline 2.0L com câmbio automático de quatro marchas, seu preço sugerido para venda é de 65.990. Entre os itens de série é equipado com: Alarme, bancos em couro, teto panorâmico de vidro, retrovisor externo rebatível eletricamente, luzes diurnas em LED, sensor de estacionamento traseiro, air bags laterais e do tipo cortina, controle de estabilidade (ESP) e de tração (ASR), soleira e pedais em alumínio, os pneus são 225 / 45 R17 e as rodas com 17 polegadas. O navegador WIP NAV com tela colorida retrátil é opcional.

IMG_9006

Todas as versões tem de série freios ABS com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio a frenagem de emergência (AFU), ar-condicionado, air bag duplo frontal, computador de bordo, para-brisa acústico, banco do motorista com regulagem de altura, volante em couro com regulagem de altura e profundidade, vidros elétricos dianteiros e traseiros seqüenciais e com anti-esmagamento, retrovisores elétricos, travamento elétrico centralizado das portas, WIP Sound Rádio CD Player MP3, comando do sistema de som na coluna de direção e rodas em liga leve de16 polegadas.

IMG_8999

A fabricante oferece uma versão intermediaria, a Allure com câmbio manual ao custo de R$ 55.800 e R$ 59.500 com transmissão automática. Ambos usam propulsor com comando 16 válvulas, ele entrega potência de 151 cv a 6.000 rpm (E)/ 143 cv a 6.250 rpm (G). O torque máximo é de 22 kgfm (E)/ 20 kgfm (G) a 4.000 rpm.

cruze-hatch-4

Já a opção top do Chevrolet Cruze Hatch é a LTZ, ela custa R$ 72.239 com câmbio manual e R$ 74.106 equipado com transmissão automática, ambas de seis velocidades. Sai de fábrica com os seguintes equipamentos: bancos em couro, teto solar, retrovisores externos com rebatimento elétrico, air bag de cortina, sensor crepuscular, rodas 17 com design exclusivo, sensor de estacionamento, acionamento do motor através de interruptor Start-Stop no painel, central multimídia com tela LCD de sete polegadas e Navegador GPS integrado com sistema de som AM/FM stereo, CD player, MP3, USB e entrada auxiliar.

IMG_9766

A versão LT é a de entrada, com câmbio manual tem preço sugerido para venda de R$ 60.216 e a automática custa R$ 65.170. Usa bancos revestidos em couro tem air bags duplo e laterais, faróis e lanterna de neblina, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado eletrônico com AQS, computador de bordo, retrovisor interno eletrocrômico, os externos são elétricos com desembaçador, vidros elétricos, volante com comandos para acessar as funções do sistema de som, piloto automático e viva-voz através de Bluetooth, central multimídia com sistema de som AM/FM stéreo, CD Player, MP3, USB, entrada auxiliar e seis alto-falantes, as rodas são de liga leve, aro 17 e pneus 225/50 R17.

27_GM_DSC_5643_09-04-12

Todas as versões do Cruze Hatch são equipadas com o motor 1.8 litro Ecotec6, fabricado na Hungria, ele entrega 144 cavalos quando abastecido com etanol e 140 cv ao usar gasolina, a 6.300 rpm. O torque máximo é de 18,9 kgfm (E) /17,8 kgfm (G), disponível a 3.800 rpm.

IMG_8990

A Peugeot oferece o 308 com o novo motor EC5 1.6L 16 válvulas Flex Start. Este é o primeiro flex produzido em série sem o tanquinho de gasolina para a partida a frio. Neste caso, a opção Active tem o preço sugerido para venda é de R$ 50.200 e a Allure sai por R$ 52.990. O Cruze Hatch só é vendido com o propulsor 1.8L.

Colaboraram: General Motors do Brasil, Peugeot do Brasil, Concessionária Chevrolet Aba Higienópolis e Concessionária Peugeot Paris Veículos- Rio Branco.

Custos de peças e serviços

Chevrolet Cruze Sport6

Amortecedores dianteiros: R$258,05- cada

Serviço: R$173,68

Amortecedores traseiros - R$170,00 - cada

Serviço: R$54,27

Discos de freios dianteiros - R$299,99 - cada

Serviço: R$ 97,69

Jogo de pastilhas dianteiras: R$199,99

Serviço: R$86,84

Discos de freios traseiros: R$307,73 - cada

Serviço: R$86,84

Jogo de pastilhas traseiras: R$160,00

Serviço: R$86,84

Óleo/ litro: R$ 23,80

Serviço: -------

Filtro de óleo: R$26,00

Serviço:---------

Filtro de ar: R$44,90

Serviço: R$21,71

Filtro de combustível: R$24,17

Serviço: R$21,71

Filtro anti-polén: R$84,99

Serviço: R$108,55

Velas: R$60,00 - cada

Serviço: R$32,56

Peugeot 308 2.0L 16V Flex

Amortecedores dianteiros: R$215,00- cada

Serviço: -

Amortecedores traseiros: R$410,00- cada

Serviço: -

Discos de freios dianteiros: R$ 173,00- cada

Serviço: R$105,00*

Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 282,32

Serviço: -

Discos de freios traseiros: R$240,34- cada

Serviço: R$84,00

Jogo de pastilhas traseiras: R$243,80

Serviço: -

Óleo/ litro: R$35,00

Serviço: -

Filtro de óleo: R$33,27

Serviço:

Filtro de ar: R$50,80

Serviço: R$21,60

Filtro de combustível: R$23,61

Serviço: R$42,50

Filtro anti-polén: R$85,53

Serviço: R$17,50

Velas: R$20,57- cada

Serviço: R$31,60

*Custo inclui troca de discos e pastilhas

3 comentários:

W disse...

Sport6 muito melhor !

jedi.wood disse...

Dirija um 308 mecânico e compare

HELENO disse...

comparação de louco GM é GM o resto não tem nem lojica.