domingo, 25 de agosto de 2013

Aceleradas: GP Bélgica – Na pista de Spa faltou a chuva

229927O alemão Sebastian Vettel venceu a corrida com muita facilidade e subiu mais um degrau em busca do quarto titulo. Alonso bem que tentou, mas não impediu a escalada

Por: Edison Ragassi

Na volta das férias, a F-1 reiniciou a temporada no mítico circuito de Spa-Francorchamps, o preferido da maioria dos pilotos.

Como na parada as fábricas fecham e ninguém pode trabalhar, os avanços técnicos foram feitos antes do recesso. A Ferrari, por exemplo, prometia um novo pacote aerodinâmico, o qual não funcionou, porque choveu nos treinos classificatórios. Mas não foi uma chuva consistente, ela parou no final do ensaio, o que proporcionou a Lewis Hamilton (Mercedes-GP) marcar a pole position e Sebastian Vettel (RBR) foi o segundo. Os pilotos da Ferrari, Fernando Alonso e Felipe Massa foram respectivamente 9º e 10º colocados.

229910Na largada, Vettel assumiu a ponta, e não perdeu mais a liderança até o final da corrida. Já o espanhol Alonso deu show. Logo na partida pulou para quinto lugar e foi galgando posições até chegar ao segundo posto, mas com muita distancia do alemão líder da prova, o que o impossibilitou de brigar pela vitória.

229961

Massa titubeou quando as luzes vermelhas apagaram e caiu para a 12ª posição. Para complicar um pouco mais, os comandos eletrônicos colocados no volante deixaram de responder e o kers falhou por várias voltas. Mesmo assim o brasileiro recuperou-se e terminou na sétima colocação.

Durante toda a prova, os pilotos das posições intermediárias lutaram bravamente, com muitas ultrapassagens, bate rodas e até um acidente, o qual envolveu Pastor Maldonado (Williams) e Paul di Resta (Force India), o venezuelano voltou e foi punido.

229940

Surpresa também no abandono de Kimi Raikkonen (Lotus), o carro do finlandês ficou sem freios. Apesar das disputas nas posições intermediarias, o GP da Bélgica foi morno, contrariando as expectativas, Vettel não sofreu pressão em nenhum momento da corrida.

Mas alguns detalhes devem ser observados. O descontentamento de Alonso com o carro é fenomenal. No pódio ele não sorriu ou foi simpático, antes das férias, o espanhol levou bronca do presidente Luca di Montezemolo.

229917Isso porque cobrou resultados publicamente, mas depois pediu desculpas. Num passado não tão distante, Alonso fez a mesma coisa para encerrar o contrato com a McLaren. Desta vez, a proposta é da RBR, a equipe que ganhou tudo nas três últimas temporadas.

Ainda sobre a dança das cadeiras. Fala-se em Raikkonen voltando para a Ferrari, Maldonado assumindo o lugar de Massa, assim como Nico Hulkenberg (Sauber).

Eu acredito que a Ferrari já renovou com Massa, isso porque ele está muito tranquilo, não demonstra a característica preocupação de um futuro desempregado. A Ferrari não deve arriscar com um piloto novo, pois no ano que vem muda tudo e eles precisam de bons acertadores de carro.

229941A outra vaga cobiçadíssima que é da RBR se Alonso não for pra lá, deve ficar com Daniel Ricciardo (STR), afinal ele integra o programa de jovens pilotos da equipe.

Marcaram pontos no GP da Belgica

1º - Sebastian Vettel

2º - Fernando Alonso

3º - Lewis Hamilton

4º - Nico Rosberg

5º - Mark Webber

6º - Jenson Button

7º - Felipe Massa

8º - Romain Grosjean

9º - Adrian Sutil

10º - Daniel Ricciardo

Como a chuva não veio, e ela era esperada para igualar as forças entre as equipes, Vettel segue na liderança com 197 pontos, Alonso tem 151 na segunda colocação e Hamilton aparece em terceiro, soma 139 pontos.

Dia 8 de setembro tem mais, desta vez a Ferrari é favorita, pois a disputa será o GP da Itália no circuito de Monza.

Rapidinhas

Otimismo em alta

Apesar da cara emburrada, Fernando Alonso foi simpático com a imprensa."O ritmo e a estratégia da corrida foram bons. Recuperamos o otimismo no Mundial, na pontuação e na expectativa", declarou o espanhol. Seria esta afirmativa para evitar mais broncas do chefão Montezemolo?

Pouca alegria

Felipe Massa conseguiu marcar pontos, mas ficou a sensação de que poderia ter mais."O importante é que a equipe viu que meu ritmo existia. Não nos classificamos onde deveríamos, por causa das condições da definição do grid e depois na largada fui muito prejudicado", afirmou o brasileiro.

Futilidades

Por falta do que falar, o piloto e comentarista da Rede Globo, Luciano Burti, disse que a cor do cabelo de Vettel não ficou boa. O comentário, aliás, foi confirmado por Rubens Barrichello, também piloto e agora comentarista. Galvão Bueno retrucou, deu um ‘pito’ nos dois e afirmou que quem tem que ver isso é a namorada do Vettel. Já na rádio Bandeirantes, o narrador Odinei Edson mandava abraços para Reginaldo Leme, que está afastado das transmissões.

Nenhum comentário: