sábado, 24 de agosto de 2013

Estudantes da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética chegam a São Paulo

200322_340210_maratonadaeficiencia2011_premiacao_press_web_Cerca de 500 estudantes de engenharia de todo o Brasil estarão no Kartódromo de Interlagos, zona sul de São Paulo, a partir desta segunda-feira (26/8).

O Kartódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo (SP), recebe nesta segunda-feira (26/8) um grupo de mais de 500 estudantes e professores de cursos de engenharia de 31 universidades e escolas técnicas de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA) brasileiros. Eles participarão da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, que terá a largada oficializada por Emerson Fittipaldi, a partir das 10 horas de quarta-feira (28/8) e prosseguirá até o dia 30 de agosto.

"Como em qualquer competição, o kartódromo vai estar lotado de tensão e adrenalina. Afinal, a Maratona Universitária de Eficiência Energética é como uma prova final, quando os estudantes colocam na prática tudo o que estão aprendendo em seus cursos de engenharia e agora é a hora decisiva. Além de cada um dos estudantes e professores avaliar os seus conhecimentos, eles defendem o nome a eficiência de suas instituições de ensino", enaltece Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.

E como frisa o jornalista e empresário, o evento é realmente uma maratona, inclusive na viagem das equipes até o local das provas. Grande parte das equipes chegará ao kartódromo em ônibus fretados, outros viajarão de ônibus interestaduais comerciais levando seus protótipos desmontados nos maleiros, e alguns em comboio de carros, pois não costumam ter patrocínios para viagens de avião.

"Não deixa de ser uma aventura juvenil, como aquelas em que os jovens decidem ir para a praia e acampar na areia e comer macarrão instantâneo. O que diferencia é que estes têm um objetivo bem específico, que não é a diversão. Eles querem mostrar competência, eficiência. Eles querem vencer", vibra Andriolo.

200322_340212_2012_unioescxanxerers_press_web_"O nervosismo e a adrenalina da competição superam todo o sofrimento pelo esforço e cansaço. Muitas destas equipes já chegam ao kartódromo cansadas e ainda dormem em barracas e às vezes dentro dos boxes. Por isto, quando alcançam bons resultados, a vibração deles é realmente emocionante e contagiante", completa o idealizador.

Cerca de 100 alunos deverão montar acampamento no gramado existente na área de estacionamento do Kartódromo de Interlagos, motivados pela economia e pela praticidade de trabalhar em seus veículos até tarde da noite e poderem estar prontos para as provas diárias que começam cedo.

"Já recebemos contato para reservarmos espaço para mais de 10 barracas ao lado da lanchonete e próximo aos banheiros. Mas sabemos que outros vão dormir em ônibus fretado, carros e até dentro dos boxes. É emocionante vermos os esforços desta rapaziada. Isto é uma demonstração de trabalho em equipe e superação, daqueles que irão ditar o rumo tecnológico de nossa nação", completa o organizador.

200322_340211_maratonaenergetica_2011_campeoesetanol_press_web_Todas as 31 equipes com um total de 59 veículos inscritos em três categorias (etanol, gasolina e eletricidade) irão para a pista a partir de quarta-feira (28/8). Todos poderão fazer uma tentativa por dia, percorrendo o anel externo do kartódromo (804 metros de comprimento) por cerca de doze voltas seguidas. A vitória depois de três tentativas em cada categoria será do protótipo que fizer o percurso gastando menos combustível.

A indicação dos vencedores será na sexta-feira (30/8), pelo ex-campeão de Fórmula 1 e Fórmula Indy Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo. A premiação é a doação de veículos Renault para as universidades usarem em seus laboratórios.

O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.

A 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética é evento suporte da Le Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, que será disputada no Autódromo de Interlagos, de 30 de agosto a 1º de setembro.

Veja a programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:

26/8 - Chegada das 59 equipes no Kartódromo de Interlagos

27/8 - Vistoria dos 59 veículos inscritos

28/8 - 10h00 - Largada para a 1ª tentativa - Bandeirada de Emerson Fittipaldi

29/8 - 8h00 - 2ª tentativa

30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa

13h00 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi

Nenhum comentário: