segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O Ka vai mudar


Novo modelo compacto que deverá ser lançado no ano que vem, será fabricado na arquitetura do New Fiesta e EcoSport
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em Camaçari (BA), dia 13 de novembro, a Ford mostrou para a imprensa especializada brasileira o Ka Concept. Trata-se de um veículo compacto desenvolvido no Brasil, em uma arquitetura global, a mesma do EcoSport e New Fiesta, o qual vai atender também outros mercados no mundo.
Para entender a estratégia da Ford é preciso esquecer o primeiro sub- compacto lançado por ela em 1.997. Naquela época a expectativa era que o consumidor brasileiro comprasse no mínimo dois carros, um para as tarefas diárias e outro para uso familiar.

Com o passar dos anos, os clientes mostraram o verdadeiro perfil, apesar de comprar um carro de entrada, o brasileiro necessita que ele atenda as necessidades da família. Foi então que em 2007 a empresa lançou a atual geração do Ka, o qual deixou de ser um modelo para quatro ocupantes e passou a disputar mercado com veículos como Gol, Celta e Mille.

Durante a apresentação, que contou com a presença do presidente do Conselho Mundial da Ford, Bill Ford, não foram revelados quais tipos de motores ele usará e nem é certo que continuará chamando Ka. Porém, foi falado quais serão seu principais concorrentes, ou seja, VW Gol, Chevrolet Onix e HB20 com propulsor 1.0L. Assim, a expectativa é de que estreará o novo motor de 3 cilindros que a empresa está desenvolvendo. Também não compartilhará peças com o atual hatch de entrada da marca.
Nos planos da Ford, o objetivo é de ter todas as plataformas dos veículos produzidos e comercializados nos países globalizadas até 2015. Isso significa que o atual Fiesta RoCam e a picape compacta Currie serão descontinuados.
Nesta meta de globalizar, a empresa está satisfeita com os fornecedores nacionais, eles trabalham em sintonia com as necessidades de novas peças e tecnologia para os modelos.

Não foi confirmado, mas o Novo Ka, ou seja lá qual for seu nome, deve ser lançado até o final de 2014.

Nenhum comentário: