domingo, 8 de dezembro de 2013

Lançamento: Novo Fiat Fiorino

Novo_Fiorino_029Utilitário compacto recebeu nova arquitetura, visual semelhante ao do Novo Uno, cresceu em tamanho, tem maior capacidade de carga e motor Fire EVO

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação

Em São Paulo, dia 05 de dezembro, a Fiat Automóveis mostrou para a imprensa especializada brasileira o Novo Fiorino. O furgão compacto agora é produzido em uma nova arquitetura, seu visual, tanto externo como interno, é semelhante ao do Novo Uno.

Novo_Fiorino_022Em dimensões, tem comprimento de 4.384 mm, largura de 1.643 mm, a altura é de 1.900 mm e sua distância entre os eixos é de 2.717 mm. A capacidade volumétrica no baú traseiro é de 3.100 litros e o tanque de combustível recebe até 58 litros.

Novo_Fiorino_Estúdio_010Assim, ele ficou maior, 200 mm mais comprido, 21 mm mais largo, 27 mm mais alto e com um entre eixos 140 mm maior, e tem mais capacidade para transporte de cargas, no total são 650 quilos.

Novo_Fiorino_Estúdio_030Mudanças também na motorização, ele passa a utilizar o 1.4 EVO Flex de comando variável, sua potência é de 85 cv (G)/ 88 cv (E) a 5.750 rpm e seu torque é de 12,4 kgfm a (G)/12,5 kgfm (E) a 3.500 rpm.

A suspensão dianteira é do tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, barra estabilizadora e molas helicoidais. Na traseira usa eixo rígido tipo Ômega e mola parabólica longitudinal. Os quatro amortecedores são hidráulicos, pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeito.

Novo_Fiorino_005Com preço sugerido para venda de R$38.540, o Novo Fiorino traz entre os itens de série, air bag duplo, freios ABS, Drive by wire (controle eletrônico da aceleração), Fiat Code 2ª geração, ganchos de fixação de carga, inibidor de marcha ré, portas traseiras assimétricas, pneus 175/70 R14 com baixa resistência a rolagem, entre outros.

Novo_Fiorino_Estúdio_032A fabricante também oferece uma ampla linha de equipamentos e assessórios, como, sensor de estacionamento, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, faróis de neblina, rádio USB MP3/WMA com RDS, travas e vidros elétricos.

Novo_Fiorino_027A Magneti Marelli fornece para o Novo Fiorino, coletor de admissão, corpo de borboleta, galeria de combustível e bicos injetores, sistema bicombustível SFS (Software Flexfuel Sensor), a central de comando ECU (Eletronic Control Unit) família 7, centralina WCD, amortecedores Cofap, conjunto de catalisador com coletor estampado, sistema de abastecimento de combustível, condutores de ar e as pedaleiras.

Segundo os executivos da Fiat, apesar da mudança, os custos de manutenção do Novo Fiorino permanecem os mesmos da versão anterior.

Nenhum comentário: