O Bravo da Fiat e Novo Focus disputam a atenção dos consumidores de hatchs médios, ambos trazem direção elétrica, duas versões de motores e no Fiat há três tipos de transmissões
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána
Em novembro de 2011, a Fiat lançou o Bravo. Ele chegou para substituir o Stilo. Trouxe arquitetura evoluída do antecessor, mas sem compartilhar peças.
Em dimensões, o médio da Fiat tem comprimento de 4.336 mm, com largura de 1.792 mm, distância entre os eixos de 2.602 mm e altura de 1.508 mm. No porta-malas, a capacidade volumétrica é de 400 litros, sem rebater os bancos e o tanque de combustível recebe 58 litros.
Desde a chegada, o carro da Fiat tem como concorrente o Focus. Em setembro deste ano, a Ford lançou a nova geração do modelo. Fabricado na Argentina, segue a tendência de globalização da empresa, o Novo Focus teve a arquitetura evoluída. Recebeu novo design, com linhas fluidas e o interior foi redesenhado.
Seu comprimento é de 4.358 mm, para uma distância entre os eixos de 2.648 mm. A largura é de 2.010 mm e a altura de 1.484 mm. No compartimento de carga traseiro recebe 316 litros sem rebater os encostos e o tanque tem capacidade para 55 litros.
Para o Bravo há duas opções de motores, as versões Essence, Absolute e Sporting vêm equipadas com o 1.8 16V E.torQ, o câmbio de 5 marchas pode ser manual, ou automatizado Dualogic. Sua potência é de 130 cv (G)/ 132 cv (E), disponíveis a 5.250 rpm. Seu torque máximo é de 18,4 kgfm (G)/18,9 kgfm (E), a força total esta disponível a 4.500 rpm.
E a topo de linha T-Jet usa propulsor 1.4L 16V turbo movido a gasolina. Ele entrega 152 cv de potência a 5.500 rpm e 21,1 kgfm de torque a 2.250 rpm, o câmbio é de seis marchas.
No veículo Fiat, o sistema de suspensão dianteira é do tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado fixados ao sub-chassi, com barra estabilizadora. Os amortecedores são hidráulicos, telescópicos de duplo efeito e molas helicoidais. A traseira usa suspensão com rodas semi-independentes, travessa de torção de seção aberta, barra estabilizadora e o mesmo tipo de molas e amortecedores da parte frontal. A direção é elétrica com pinhão e cremalheira.
O hatch médio Ford usa o propulsor feito em alumínio Sigma 1.6 TiVCT Flex com 16 válvulas, comando variável, o qual entrega 131 cv (G)/ 135 cv (E) de potência. Seu torque é de 16,20 kgfm a 3.000 rpm (G)/ 16,69 kgfm a 5.250 rpm (E). Ele usa sistema Easy-Start, que dispensa o tanquinho de partida a frio. São duas as opções de câmbio, o manual de cinco velocidades (IB5) e automático de 6 marchas com dupla embreagem (PowerShift).
No Novo Focus, a fabricante estreia o motor Duratec 2.0 Direct Flex, com sistema de injeção direta de combustível e sem o tanquinho de partida a frio. O bloco é de alumínio, 16 válvulas, usa comando variável. Sua potência é de 178cv (E)/175 cv (G) a 6.500 rpm e torque de 22,54 kgfm (E) /21,52kgfm (G) a 4.500 rpm. Com este motor só há opção de câmbio automático.
Os sistemas de suspensões são independentes no Novo Focus, a dianteira é do tipo McPherson e a traseira Multilink e a direção tem auxilio elétrico.
Os freios utilizados no Bravo são a discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, enquanto que o Novo Focus têm tambor traseiro na versão S e discos nas quatro rodas nas opções SE e Titanium.
O modelo de entrada do Bravo, Essence com motor 1.8 16V e transmissão manual tem preço sugerido de R$54.750, com câmbio Dualogic custa R$ 57.307, ele traz: direção elétrica Dual Drive, rodas de liga leve 16", HSD – air bag duplo e ABS com EBD, volante de couro com comandos do rádio - 6 botões, retrovisores externos, vidros dianteiros e traseiros elétricos.
Recentemente, a Fiat lançou a série especial Wolverine, o kit de customização custa R$3.000,00, ele inclui: Blue & Me, sensor de estacionamento, Kit High Tech (sensores de chuva, crepuscular e espelho retrovisor interno eletrocrômico). Na parte externa: faixas laterais com a logomarca do filme Wolverine – Imortal, minissaias laterais na cor do veículo, spoiler traseiro esportivo na cor do carro, faróis com máscara negra, rodas em liga leve 17” exclusivas, soleiras nas portas, bancos dianteiros com logo Wolverine bordado, tapetes em carpete com bordado Wolverine e chaveiro exclusivo.
E assim ele vai a R$57.750. A opção Sporting custa R$59.970, ao adicionar o câmbio Dualogic chega a R$62.901, entre os itens de série é equipado com: teto solar elétrico Skydome, rodas de liga leve 17” com acabamento esportivo, suspensão esportiva, minissaias laterais na cor do veículo, spoiler traseiro e faróis com máscara negra.
A versão Absolute Dualogic sai por R$ R$62.900, ela traz: volante com alavanca de seleção das marchas tipo borboleta, ar condicionado automático dualtemp, rodas de liga leve 17” e sistema Blue&Me. E o modelo T-Jet tem preço sugerido de R$68.500, com: teto solar, elétrico Skydome, rodas de liga leve 17” exclusivas, ar condicionado automático dualtemp, sistema Blue&Me e Hill Holder (sistema de auxilio em rampa).
O Novo Focus com motor 1.6L custa R$ 60.990 na versão S, ele tem: SYNC MEDIA SYSTEM (Radio AM/FM, CD player MP3, USB/iPod, Bluetooth, tela de LCD multifuncional no painel central de 3.5”, 4 alto-falantes e 2 tweeters e comandos de voz com funções de áudio e telefone), dois air bags (frontais), freios ABS com EBD, rodas de liga leve 16” e ar condicionado.
Com transmissão PowerShift o preço é de R$66.990, neste caso é incluído Assistente de Partida em Rampa (HLA), AdvanceTrac - Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS) e sistema de aviso de pressão baixa dos pneus. No acabamento SE o valor cobrado é de R$ 63.990 (transmissão manual), além dos itens da opção S é colocado: bancos e volante revestidos parcialmente em couro, tela de LCD multifuncional colorida no painel central de 4,2”, 4 air bags- frontais e laterais, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, limitador de velocidade e farol de neblina dianteiro. Com câmbio PowerShift custa R$ 69.990, inclui HLA, AdvanceTrac e aviso de pressão dos pneus.
Com propulsor 2.0 Direct Flex, que usa transmissão automática, custa R$ 72.990, ele começa na versão SE, além dos itens da opção SE 1.6 PowerShift traz: rodas de liga leve 17”, ar condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro. O SE PLUS 2.0 PowerShift custa R$79.990, tem a mais, 6 air bags (frontais, laterais e de cortina), chave com sensor de presença– Ford Power, sensor de chuva, acendimento automático de faróis, espelho retrovisor interno eletrocrômico e retrovisores externos com rebatimento elétrico.
A topo de linha é a opção Titanium sai por R$ 87.990, além de todos os itens citados é equipado com: sistema de estacionamento automático (Active Park Assist), sensor de estacionamento dianteiro, faróis de Xenon, luzes diurnas de LED, banco do motorista com regulagem elétrica em 6 posições e teto solar.
O segmento de hatchs médios é muito importante para as fabricantes de veículos, pois têm um bom valor agregado e proporcionam bons lucros.
Colaboraram: Fiat Automóveis, Ford Motor Company, Concessionária Fiat Itavema- Itaim e Concessionária Ford Navesa- Giovanni Gronchi
Custos de peças e serviços: Fiat Bravo 1.8L
Amortecedores dianteiros: R$ 296,63- cada
Serviço: R$ 197,10
Amortecedores traseiros: R$ 169,68
Serviço: R$ 120,45
Discos de freios dianteiros: R$ 241,71- cada
Serviço: R$ 153,30
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 335,27
Serviço: R$ 120,45
Discos de freios traseiros: R$ 192,28- cada
Serviço: R$ 240,00
Jogo de pastilhas traseiras: R$ 498,03
Serviço: R$ 197,10
Óleo/ litro: R$ 37,00
Serviço: R$ 75,00
Filtro de óleo: R$ 31,80
Serviço: R$ 75,00
Filtro de ar: R$ 40,01
Serviço: R$76,65
Filtro de combustível: R$ 18,07
Serviço: R$ 65,70
Filtro anti-polén: R$ 115,64
Serviço: R$ 44,00
Vela: R$ 83,56- jogo
Serviço: R$ 55,00
Custos de peças e serviços: Novo Focus 1.6L
Amortecedor dianteiro: R$230,00- Lado direito/ 278,80- Lado esquerdo
Serviço: R$ 162,00- cada
Amortecedor traseiro: R$272,50- cada
Serviço: R$90,00- cada
Disco de freio dianteiro: R$299,80 - cada
Serviço: R$ 198,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$265,00
Serviço: R$ 162,00
Disco de freio traseiro: R$246,30
Serviço: R$ 198,00
Jogo de pastilhas traseiras:R$195,00
Serviço: R$ 162,00
Óleo/ litro: R$ 37,53
Filtro de óleo: R$21,00
Filtro de ar: R$73,00
Filtro de combustível: R$37,00
Filtro anti-polén: R$80,00
Serviço: R$ 72,00
Vela: R$17,60- cada
Serviço: R$ 180,00
*Na primeira e segunda revisão não é cobrado o custo do óleo, filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível
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