sábado, 25 de janeiro de 2014

Comparativo: Toyota SW4/ Chevrolet Trailblazer

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Toyota e Chevrolet com o SW4 e Trailblazer disputam o segmento dos utilitários esportivos movidos a diesel, os modelos têm proposta similar, mas a construção é diferente

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána

Preparado para todo o terreno, o veículo utilitário esportivo (SUV) Toyota SW4 foi lançado em 2005. Para atender a legislação de emissões de poluentes, em 2012, recebeu o novo propulsor diesel D-4D 3.0L 16V turbo.

IMG_4561Usa geometria variável com intercooler e injeção direta eletrônica de combustível (tipo Common Rail). Ele trabalha com taxa de compressão de 17,9:1, entrega potência de 163 cv a 3.400 rpm e torque de 35,0 kgfm entre 1.400 a 3.200 rpm.

Em novembro de 2012, chegou para disputar mercado com o SW4 o Chevrolet Trailblazer. No lançamento, foi apresentado com motor 2.8L Turbodiesel CTDI. Também com intercooler, injeção direta eletrônica, taxa de compressão de 16,0:1, comando de válvulas do tipo DOHC de quatro válvulas por cilindro. Atinge potência máxima de180 cv a 3.800 rpm, o torque é de 47,9 kgfm a 2.000 rpm.

IMG_7898Menos de um ano depois, ou seja, em setembro de 2013, a General Motors mostrou a linha 2014 deste SUV. Entre as modificações, a segunda geração do propulsor diesel. Foi incorporado um novo coletor de admissão em plástico, um novo sistema de injeção, os pistões foram redesenhados, também recebeu um novo sistema de recirculação de gases (EGR). Estas mudanças fizeram a taxa de compressão passar para 16,5:1, a potência aumentou para 200 cavalos a 3.600 rpm e o torque chega a 51,0 kgfm a 2.000 rpm.

IMG_4554A Toyota trouxe também uma nova transmissão automática de cinco velocidades, para seu SUV. Segundo a fabricante é dotada de Sistema de Inteligência Artificial. Ele gerencia o funcionamento, seleciona a marcha mais adequada de acordo com o estilo de direção do condutor, pois leva em consideração a posição do acelerador, a velocidade do veículo, a rotação do motor e a atuação dos freios e também avalia o percurso por onde o veículo está trafegando (subidas, retas ou decidas). A tração é 4x4 permanente com reduzida, usa diferencial central tipo Torsen com bloqueio, VSC (controle eletrônico de estabilidade) e TRC (controle eletrônico de tração), a reduzida é ativada por alavanca.

IMG_7891O Trailblazer só é comercializado com transmissão automática de seis marchas (GR6). Ela conta com o sistema Active Select, que também permite trocas manuais sequenciais. O câmbio utiliza sistema Clutch to Clutch e o EC3 que gerencia o travamento do conversor de torque. Como ocorreu aumento de potência e torque, ela foi recalibrada. Vem equipado com caixa de redução para 4x4 acionada eletronicamente.

IMG_4512No SUV Toyota a suspensão dianteira é independente, com braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora. Na traseira é do tipo 4-link (4 pontos de fixação) com molas helicoidais.

IMG_7852O utilitário esportivo Chevrolet, também tem a suspensão dianteira independente, com braços articulados, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados. E a traseira é Five-link, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados.

A direção hidráulica (pinhão e cremalheira) aparece nos dois veículos e o sistema de freios do modelo Toyota é composto por discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS, EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) e BAS (sistema de assistência em frenagem de emergência). Já o Chevrolet usa sistema de frenagem com discos ventilados nas quatro rodas, ABS e EBD.

IMG_4545Na linha SW4 a diesel comercializada a partir de 2012 foi incluído à central multimídia, um sistema de navegação GPS. Sua tela é de 6,1 polegadas touchscreen, permite conexão via Bluetooth com microfone localizado no console do teto, conexões USB e auxiliar do sistema de som compatível com iPhone/ iPod, aparelhos que usam sistema Android e câmera de ré.

IMG_7885Já a Chevrolet trouxe para o SUV o sistema multimídia MyLink – “Bring Your Own Media”. Ele reproduz músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular, faz ligações telefônicas via Bluetooth e permiti ao usuário configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências, conta ainda com leitor de CD e DVD e um navegador de GPS. A tela de LCD touch screen é de sete polegadas. Por meio do sistema, é possível controlar algumas configurações funcionais do carro, como avisos sonoros de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas, distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, além da visualização de demais informações tradicionais do celular, como, agenda de contatos e histórico de chamadas. Executa funções de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA e mostra a imagem da câmera de ré.

IMG_4497Em dimensões, o Toyota SW4 tem comprimento de 4.705 mm, a distância entre eixos é de 2.750 mm. Sua largura é de 1.840 mm, altura de 1.850 mm, com ângulo de ataque de 30º , o de saída é de 25º.

IMG_7870Enquanto que o Chevrolet Trailblazer oferece comprimento de 4.878 mm, distância entre eixos de 2.845 mm. A largura é de 2.132 mm, altura de 1.841 mm, assim, o ângulo de ataque é de 32º, o de saída é 21º.

IMG_4529O Toyota SW4 com motor diesel é comercializado na versão SR de câmbio automático com cinco lugares por 170.860, a SRV custa R$ 182.090. O modelo com carroceria de 7 lugares, versão SRV sai por 186.750.

IMG_7880Já o Chevrolet Trailblazer só é comercializado com opção de 7 lugares, a versão LTZ motor diesel custa R$165.390.

Colaboraram: Toyota do Brasil, General Motors do Brasil, Grupo Carrera e Grand Motors Toyota- Nações Unidas

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Custos de peças e serviços Toyota SW4 Diesel

Amortecedores dianteiros: R$324,42- cada

Serviço: R$ 292,50- par

Amortecedores traseiros:R$109,01- cada

Serviço: R$ 195,00- par

Discos de freios dianteiros: R$450,32- cada

Serviço: R$ 214,50- par

Jogo de pastilhas dianteiras: R$346.69

Serviço: R$97.50

Lonas traseiras: R$449,46

Serviço: R$195.00

Óleo/ litro: 29,00

Serviço: R$97.50

Filtro de óleo: R$46.74

Serviço: R$ 117,00*

Filtro de ar: R$103.87

Serviço: R$39.00

Filtro de combustível: R$56.44

Serviço: R$117,00

Filtro anti-polén: R$69.30

Serviço: R$39.00

Óleo transmissão automática/ litro: R$48,04

* Na revisão não é cobrada mão de obra de substituição do filtro

Custos de peças e serviços Chevrolet Trailblazer Diesel

Amortecedores dianteiros: R$ 419,36- cada

Serviço: R$160,00

Amortecedores traseiros: R$ 233,31- cada

Serviço: R$160 ,00

Discos de freios dianteiros: R$386,28- cada

Serviço: R$80,00

Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 528,11

Serviço: 40,00

Tambor de freios traseiros: R$ 577,06

Serviço: R$120,00

Jogo de sapatas traseiras: R$ 405,05

Serviço: R$160,00

Óleo/ litro: R$ 39,00

Serviço:------------

Filtro de óleo: R$65,19

Serviço:---------------

Filtro de ar: R$ 122,53

Filtro de combustível: R$ 217,92

Serviço:--------------------

Filtro anti-polén: R$ 165,29

Serviço: R$120,00

Óleo transmissão automática/ litro: R$ 37,50

Serviço: R$160,00

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